Voluntários promovem reeducação ambiental

quinta-feira, 3 de maio de 2012 0 comentários
O nosso lixo torna-se cada vez mais nosso, mas não é impossível encontrar outras saídas para que ele não se torne um problema ainda maior.
O lixo é um problema relativamente recente, já que até algumas décadas atrás, era constituído fundamentalmente por materiais orgânicos, facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e a compra de moveis de baixo custo, o lixo tomou outra dimensão e sua “composição” também mudou. Porém o problema não é, propriamente, a característica do lixo descartado atualmente nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, consequentemente a degradação do meio ambiente.
A discussão sobre o ideal de construção de uma cidade sustentável, saudável e solidaria em que o exercício da cidadania ativa esteja realmente presente no cotidiano das pessoas, figura hoje como prioridade numa cidade como São Paulo.
Para isso foi criado o Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) que se caracteriza como um conselho temático devido a sua natureza participativa, consultiva e propositiva. O CADES foi criado pela portaria 005/2007, objetivando inserir os temas relacionados no âmbito de cada Subprefeitura. Com ele o Poder Público pode ouvir e participar ativamente das ações organizadas pela população.
Para a formação dos Conselheiros o Instituto Paulo Freire promove com apoio de verba do Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA) - que se destina a custear projetos que visem o uso sustentável dos recursos naturais, manutenção, melhoria e/ou recuperação de qualidade ambiental, pesquisa e atividades ambientais de controle, fiscalização e defesa do meio ambiente -, o projeto Território Cidadão que é um curso de Formação de Conselheiros/Cultura de Paz e Sustentabilidade que tem como principal objetivo fortalecer a atuação dos conselheiros nos processos de educação e gestão ambiental compartilhada do Município de São Paulo.
A Conselheira Maria Ivone da Silva, moradora do Jd. Monte Belo é uma das organizadoras do Projeto Bairro Limpo que nasceu no Conselho da UBS Jd. Rosinha. O projeto visava uma reeducação ambiental e com ele foram feitas diversas mobilizações no bairro com intuito de conscientizar os moradores da região da importância de jogar o lixo nos locais corretos, da coleta seletiva e da união pela melhora do bairro. “A principio quando levei a ideia para o Conselho da UBS muitas pessoas disseram que já tinham tentado e não conseguiram, mas eu sabia que o importante era tentar novamente”. Afirma Irene.
O projeto resultou na retirada dos containers de lixo que acumulavam sujeira, entulho e algumas pragas urbanas como, ratos, baratas e pombos. Para evitar que os antigos terrenos baldios cobertos de lixo voltassem a se tornar pontos de descarte irregular sendo poluídos novamente, a Conselheira conseguiu apoio da Secretaria do Verde que doou algumas mudas de flores para o plantio no local. “Hoje eu sinto orgulho de viver aqui e também por saber que contribui com essa mudança. Ainda temos muito a melhorar, mas acredito que a mudança vai acontecer pouco a pouco”. Disse a Conselheira.
O Gestor Ambiental Marcelo Mendonça trabalha atualmente com um projeto de educação ambiental que visita escolas da região de Perus com o intuito de conscientizar os alunos sobre os malefícios futuros que o lixo pode trazer. As pessoas ainda pensam que as questões ambientais não são de responsabilidade particular e sim do Poder Público ou ainda do vizinho que mora ao lado. “O assunto meio ambiente é muito recente tecnicamente, ou seja, “todo mundo” acha que sabe de tudo e como se fazem as coisas, mas ainda tem em mente que os problemas causados na natureza são sempre gerados pelos outros”. Conta-nos o Gestor.
O importante e manter ações que colaborem com a preservação do nosso patrimônio ambiental assegurando assim condições saudáveis de vida para o nosso amanhã.




                               Entrevista com Ivone Maria da Silva - Líder Comunitária

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Jornal Único | TNB