O jovem e a literatura

segunda-feira, 3 de setembro de 2012 0 comentários
      A relação do leitor com a obra literária deve ser prazerosa, o texto literário não retrata o real, antes questiona a realidade e evidencia alternativas possiveis para a visão dessa realidade. Os jovens de hoje em dia não gostam de ler é uma afirmação muito generalizada, mas tem muitos jovens que gostam de ler e a prova foi o crescimento do mercado editorail do livro infanto-juvenil.
     Alega-se como uma das razões para o desinteresse do jovem pela leitura é o advento da televisão e das histórias em quadrinhos. Muitos autores clássicos da literatura brasileira tiveram maior procura de seus livros depois que eles foram adaptados para a dramatugia televisiva.
     Uma das causas reais pelo desinteresse de alguns jovens pela literatura é a dificuldade crescente que ele encontra no aot de ler, resultado de uma alfabetização precária. Quem ler mal, não compreende o que ler e logo não pode encontrar prazer na leitura.
     Outro problema é a estrategia da escola que obriga o aluno em ler um determinado livro, para depois ser “cobrado” por meios de provas ou questionarios “valendo nota”. O aluno reage de frma negatiuva e não busca espontaneamente a leitura por outros livros, por a leitura passar a ser tarefa obrigatória e não prazer.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Jornal Único | TNB